É Tempo de Alegria!

dezembro 15, 2014

Palavra do Superior - Mês de Dezembro 2014 -  Ano da Vida Consagrada
          
É Tempo de Alegria!

O final de cada ano que passamos é carregado de emoções e cheio de expectativas. Existe naturalmente um esforço para alcançar os objetivos sonhados, seja na área financeira, nos sentimentos e afetos. Para nós cristãos o tempo é favorável, pois inicia com o ano litúrgico o “Advento”, que significa na liturgia católica a espera do Menino-Deus que vem como Luz e Salvador da humanidade. Esta profecia foi aguardada desde o Profeta Isaias mais ou menos 700 anos A.C. Nossa fé acredita que na Gruta de Belém, no ano da graça, nasceu o Emanuel anunciado pelo Arcanjo Gabriel à Virgem Maria em Nazaré. Este acontecimento marcou a história da humanidade.
Nós cristãos católicos temos a alegria de finalizar nosso ano civil celebrando este mistério do grande Amor de Deus que nos enviou seu Filho Unigênito para ser um conosco – viver no meio de nós. Um Deus rico em poder que se fez pobre.
Ao celebrar mais um ano o Natal do Senhor somos convidados celebrar a Alegria. Uma alegria contraditória, de encontrar na simplicidade o verdadeiro bem estar, ou seja, encontrar no mistério da Gruta de Belém a riqueza escondida na fragilidade de uma criança, que se não fosse o amor de seus pais não teria sobrevivido. 
Em nossas expectativas de finalizar um ano sem problemas, sem dívidas, sem preocupações pode nos enganar achando que se isso não acontecer teremos um natal triste. Não se tem alegria enquanto não descobrir que existe uma Luz que nos foi dada por Aquele que nos criou e sabia que nos desafios da nossa história necessitaríamos de sua ajuda. A luz do menino-Deus veio justamente para iluminar nosso caminho, endireitar o que está torto, curar as feridas e salvar o que está perdido.
Podemos nos perguntar neste fim de ano que se aproxima: Que necessidade eu tenho para ter um natal feliz? Que problema me tira a alegria? O que preciso alcançar para ser alegre? Enfim o que é o Natal para mim? Quando descobrimos que o natal é um grande gesto de amor que Deus tem para com a humanidade nos dando Jesus para Estar conosco em nossa vida, que sua presença nos dá força nos anima e nos dá alegria, deixaremos de ser iludidos por uma ideia de que o fim de ano só será feliz se tudo estiver resolvido sem nenhum problema.
Portanto caros irmãos deixemos a alegria do Senhor nos contagiar. Nossa família merece nossa alegria, nossa comunidade merece nossa alegria e nós mesmos merecemos a alegria. A nossa existência não foi por acaso e sim uma expressão do amor Daquele que nos amou permitindo nossa vinda a este mundo. Desejo a todos que lerem estas simples palavras um Natal repleto de alegria.

Pe. Estêvão Maria da Divina Misericórdia, FGMC

Superior do Mosteiro da Divina Misericórdia

veja também

0 comentários

Visite-nos

Mosteiro da Divina Misericórdia
Estrada Vicinal Danilo Gonzales
Km 6,7
Marília-SP

Contato

Mosteiro da Divina Misericórdia
Caixa Postal 1016
CEP 17506-970
Marília-SP
Telefone: (18) 99723-1993

Vocacional

Pe. Gabriel, FGMC
vocacionalmisericordia@hotmail.com
(14) 99800-1328