Sagrado Coração de Jesus fonte do verdadeiro Amor.

junho 18, 2015

Palavra do Superior – Mês de junho de 2015 – ANO DA VIDA CONSAGRADA


Após termos dedicado  o mês de maio a Maria Santíssima, dedicamos este mês de junho ao Sagrado Coração de Jesus e alguns santos de grande devoção popular de nossa Igreja.
Celebramos no dia 13 os louvores pelo testemunho de fé de Santo Antônio de Pádua; no dia 24 celebraremos o testemunho do último e maior profeta considerado pelo próprio Jesus – São João Batista; celebraremos o martírio dos Apóstolos Pedro e Paulo no dia 29. Somos chamados a olhar para o exemplo desses homens que em seu tempo souberam com seus desafios,  dizer um sim generoso e fecundo  anunciando a Boa Nova.
Santo Antônio deixou as ilusões da vida e até o amor natural por uma jovem e se consagrou a Jesus, comprometendo-se no anuncio dos valores do evangelho e na defesa da vida dos pobres e oprimidos de sua época,  gastou a vida por uma causa nobre. Também ao olharmos para a vida de São Pedro e São Paulo, Apóstolos, através dos escritos da Bíblia nos perguntamos que amor foi aquele que os levaram de bom grado ao martírio. O pouco que lemos de São João Batista entendemos que o encontro com Jesus lhe deu certeza de sua missão - Preparar o caminho do Senhor. Somente pela luz da Fé podemos louvar e nos encantar com o testemunho dos santos.
A história do cristianismo é encantadora, e  nos garante pelo testemunho dos santos que nós não perdemos nada quando olhamos o exemplo desses homens e mulheres que se doaram pelo Reino por amor a Jesus  e encontraram  o sentido da própria vida, e assim também nós nos encontrarmos, pois a medida que nos entregamos com um sim generoso a Deus, descobrimos aos pouco a Alegria que jorra do Coração de Jesus. Esta Alegria faz com que deixemos muitas ilusões que a sociedade apresenta como necessária para a felicidade do homem moderno.
Vivemos em uma época que o ser humano é cada vez mais é valorizado pelo que possui e faz. Uma luta para o acumulo de coisas e até de conhecimentos, parece que temos que saber de tudo, em função de garantir uma velhice segura. Em nossos dias somos assaltados por idealismos de felicidades ilusórias diante de mudanças de comportamentos e de relacionamentos. Estamos assistindo a luta de uma sociedade que quer tirar a qualquer custo os valores evangélicos achando que as Palavras de Jesus escravizam aos que a ela  aderem.  Ao mesmo tempo em que a sociedade moderna prega uma liberdade de expressão e comportamento, vemos uma humanidade que se torna fria e indiferente com o próximo.  Como assim? Poderiam nos perguntar. Quando leis são sancionadas dando o direito de tirar a vida de uma criança indefesa não lhe dando oportunidade de vir a este mundo, seria um exemplo. O que pensamos desta  liberdade? Será que a liberdade que estamos assistindo nos meios de comunicação, seja pela internet, televisão e nos desfiles dos últimos eventos não revelam o quanto a ausência dos ensinamentos de Jesus escraviza o homem moderno?
Neste mês somos também chamados a o contemplar o Sagrado Coração de Jesus, descobrir o amor misericordioso que jorrou deste Coração. Somos chamados a  sentir o amor com que Deus nos criou, conscientes de que somos queridos por Deus, que não somos objetos de prazer, somos templos do Amor. É triste vermos pessoas que lutam para convencer o mundo de que são livres pelo fato de fazer da sexualidade um esporte ou simplesmente um impulso carnal. Mas também é belo quando vemos homens e mulheres que descobriram a força da sexualidade e se deixam ser movidos por um amor Ágape (Amor Divino), que é capaz de morrer para si em prol do outro.
Assim viveram os santos proclamados pela Mãe Igreja e milhares de homens e mulheres que souberam se aproximar do Sagrado Coração de Jesus e beberam da verdadeira fonte de Amor. Invoquemos com confiança a força deste Amor. Jesus eu Confio em Vós!

Pe. Estêvão Maria da Divina Misericórdia, FGMC

Superior do Mosteiro da Divina Misericórdia

veja também

0 comentários

Visite-nos

Mosteiro da Divina Misericórdia
Estrada Vicinal Danilo Gonzales
Km 6,7
Marília-SP

Contato

Mosteiro da Divina Misericórdia
Caixa Postal 1016
CEP 17506-970
Marília-SP
Telefone: (18) 99723-1993

Vocacional

Pe. Gabriel, FGMC
vocacionalmisericordia@hotmail.com
(14) 99800-1328