Jesus Cristo Palavra que nos alimenta

setembro 07, 2015

Palavra do Superior – Mês de Setembro de 2015 – ANO DA VIDA CONSAGRADA

No Quarto Evangelho - Evangelho de João - lemos: “No inicio era o Verbo, o Verbo estava em Deus, e o Verbo era Deus” (Cf. Jo. 1,1). E ainda: “E o Verbo tornou-se carne e armou sua tenda entre nós” (Cf.Jo. 1,14). Quando lemos esses versículos da Palavra de Deus, iluminados pelo Espírito Santo encontramos uma força motivadora como alimento que nos encoraja para vivermos o dia-a-dia de nossas vidas. Quando pensamos no Filho de Deus que se fez carne, ou seja, que nasceu da Virgem Maria, que assumiu um corpo humano, que teve fome, sede, frio etc... compreendemos que Ele enquanto homem necessitou de alimento, de alguém que o alimentasse. Podemos pensar em Maria sua Mãe o amamentando, preparando alimentos para seu Jesus menino. Ele enquanto ser humano teve que nutrir seu corpo para sobreviver, pois a carne de Jesus também precisou de nutrientes, vitaminas e tudo que o nosso corpo precisa. Podemos pensar ainda que Jesus teve que alimentar seu espírito com um alimento espiritual, ou seja, a Palavra do Pai que diz que nem só de pão vive o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus. Por isso Ele adquiriu um profundo conhecimento da palavra de Deus contida na Torá. Assim sendo Ele precisou alimentar sua carne e seu espírito. Quem somos nós então para não nos preocuparmos com estas necessidades fundamentais para vivermos bem?

Como Jesus nós também necessitamos de um bom alimento para nutrir nossa carne (corpo) e nosso espírito para vivermos em plenitude. Para o corpo temos a ciência nos orientando quais os alimentos mais adequados para uma vida saudável. Mas assim como Jesus não basta cuidar da saúde do corpo, é preciso também alimentar nosso espírito. Para alimentar nosso corpo sabemos muito bem onde encontramos alimentos, sabemos das redes de Supermercados que existem em nossas cidades e até das ofertas que nos oferecem. Perguntamos então, onde encontramos alimento para nosso espírito? Sem dúvida na Palavra de Deus. Palavra essa que chamamos de Bíblia, Sagrada Escritura. Sim, neste livro encontramos Palavras que nutrem nosso espírito porque são Palavras de vida e vida Eterna.

Assim como necessitamos de um saudável alimento para nutrir nosso corpo, necessitamos de uma boa Palavra para termos equilíbrio em nossos pensamentos e sentimentos. Precisamos de uma palavra de ânimo diante de nossos desafios, uma palavra de coragem diante dos nossos medos, uma palavra de perdão diante de nossas feridas e de palavras iluminadas diante de tantas trevas que a história vai nos apresentando em nosso caminho.

Caros irmãos, Jesus assumiu em Si nossa realidade humana, sentiu nossas dores, nossas preocupações, somos encorajados e nos sentimos mais fortes com Ele. Portanto a Palavra de Deus que outrora inspirou os profetas  na plenitude dos tempos se Encarnou,  falou aos homens de todos os tempos e continua falando que Ele é o alimento da  vida Eterna.

Pe. Estêvão Maria da Divina Misericórdia, FGMC

Superior do Mosteiro da Divina Misericórdia

veja também

0 comentários

Visite-nos

Mosteiro da Divina Misericórdia
Estrada Vicinal Danilo Gonzales
Km 6,7
Marília-SP

Contato

Mosteiro da Divina Misericórdia
Caixa Postal 1016
CEP 17506-970
Marília-SP
Telefone: (18) 99723-1993

Vocacional

Pe. Gabriel, FGMC
vocacionalmisericordia@hotmail.com
(14) 99800-1328