Palavra do Prior – Mês de Setembro de 2014

setembro 10, 2014


A Bíblia (Palavra de Deus) neste mês de Setembro ganha um espaço especial na Liturgia Católica, não que nos outros meses do ano não seja ela especial, mas por celebrar no último dia do mês de setembro a festa de São Jerônimo, Santo que traduziu a Bíblia do Grego para o Latim, a Igreja destaca o mês como sendo mês da Bíblia. A Mãe Igreja convida todos os fiéis a ter um grande amor e zelo pela Bíblia e ter o bom costume de ler esta palavra porque é Palavra Divina.
 Vivemos num tempo que urge por uma palavra que seja forte e eficaz para a humanidade. O Apostolo São Paulo na Segunda Epístola a Timóteo, Capítulo 3, 1-16 orienta os fiéis sobre tempos difíceis de serem vividos. Podemos sentir que os concelhos do Apostolo servem  pra nós, em nossos dias. Vale a pena recorrer a este capítulo da Sagrada Escritura e levar em conta esta inspiração que vem do Espírito Santo para todo aquele que tem sede de alimentar-se e nutrir sua alma com um bom alimento: “nem só de pão vive o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus, disse Jesus”.
Pode-se perguntar – Para que serve a Palavra de Deus  nos dias de hoje? O apostolo Paulo já respondeu. “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para instruir, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, qualificado para toda obra” (II Tim. 3, 16). Diante de uma sociedade secularizada marcada pelo materialismo, pelo consumismo e pelo individualismo nos encontramos num mercado de ofertas constantes de palavras que a qualquer custo quer nos convencer para seus interesses. E é neste contesto histórico que a Palavra de Deus deve ser anunciada e provocada a ser Luz para aqueles que não se sentem seguros e àqueles que já descobriram que a Palavra de Deus tem tal poder anunciado pelo Apóstolo Paulo. Esta Palavra foi vivida e proclamada por milhares de homens e mulheres que fizeram profunda experiência da escuta. Assim compreendemos como cristãos que por ser a Bíblia Palavra de Deus devemos meditar e buscar nela a orientação para nossas vidas.
 Quando fazemos a experiência de sermos tocados por esta Palavra podemos dizer como o Evangelista São João: “ A Palavra se fez Carne e habitou entre nós”. Sim! Ao lermos a Palavra de Deus que são palavras vivas, sentimos que a vida Divina se manifesta em nós. Quem medita sabe que Ela tem poder de transformação. Como está escrito são palavras de salvação.  Gosto de ouvir na Liturgia da celebração da Santa Missa, quando ao concluir as leituras diz se Palavra do Senhor; Palavra da Salvação. Sim! São palavras que salvou e continua salvando tantas pessoas de suas mortes, de seus medos, de suas angustias e de seus egoísmos. Palavras de um Senhor que é Deus.
Rezamos na liturgia das horas nos primeiros louvores ao Senhor; “Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações”  (Sl, 94, 8). Ao ler a  Bíblia ou ao ouvirmos seja na liturgia, seja pelos meios de comunicação, é Deus quem nos fala e quer nos ajudar. São tantas pessoas que dão testemunho que suas vidas mudaram a partir da palavra de Deus.
Meus caros vale a pena ter uma Bíblia e ela ser o Livro mais importante de nossa história e ter o bom costume de a ler diariamente. A Bíblia para quem descobriu é um Tesouro que não se esgota de suas riquezas. Digo mais, é um ótimo presente pra ser dado àqueles que amamos. Hoje em pleno século XXI só conhecemos Jesus Cristo porque a Mãe Igreja conservou e transmitiu em todos os tempos a Palavra que foi ouvida e escrita por homens que acolheram como palavra de Deus.
Portanto ouvidos atentos A Palavra, se até mesmo o Filho de Deus sendo Deus ouviu e viveu A Palavra quem somos nós para não ouvi-la e vivê-la?

Pe. Estêvão Maria da Divina Misericórdia, FGMC

Superior do Mosteiro da Divina Misericórdia

Lucélia, 10 de setembro de 2014

veja também

0 comentários

Visite-nos

Mosteiro da Divina Misericórdia
Estrada Vicinal Danilo Gonzales
Km 6,7
Marília-SP

Contato

Mosteiro da Divina Misericórdia
Caixa Postal 1016
CEP 17506-970
Marília-SP
Telefone: (18) 99723-1993

Vocacional

Pe. Gabriel, FGMC
vocacionalmisericordia@hotmail.com
(14) 99800-1328