Vocacional

Vocação à Vida Contemplativa

“Pela oração e pela mortificação atingiremos os países mais selvagens abrindo caminho aos missionários”. (Diário de Santa Faustina, 539)


No silêncio queremos ouvir a Deus que nos quer falar. Na oração falamos com Ele de nós, e especialmente da humanidade, que necessita de misericórdia. Imploramos a misericórdia para os pecadores, os agonizantes, as almas do purgatório, para as crianças e, de forma especial, pela santificação dos sacerdotes.

O jovem que deseja consagrar-se a Deus na vida religiosa contemplativa é aquele que se encontrou com Jesus pela Palavra e Eucaristia, e deseja viver intensamente, todos os dias da sua vida, este encontro.

Uma vez que o jovem, tendo se informado sobre os Irmãos de Jesus Misericordioso (especialmente pela leitura do conteúdo do site), teve uma identificação com a espiritualidade e o carisma, e percebe que Deus o está chamando para segui-lo mais de perto, em uma vida recolhida e de oração, com abertura à formação, à vida comunitária, e a assumir os conselhos evangélicos, estando livre de impedimentos, pode entrar em contato conosco para uma primeira apresentação. 

Nessa apresentação, deve se identificar, partilhando sobre sua história de vida e vocação, mencionando suas aspirações, tirar possíveis dúvidas e, então iniciar, em conjunto com o padre responsável pelas vocações, um sério discernimento. Este contato pode ser feito por e-mail, carta, telefonema, ou, havendo possibilidade, visitando o mosteiro. Para este fim, corresponda-se com Padre Gabriel, FGMC:

E-mail

vocacionalmisericordia@hotmail.com

Cartas
Mosteiro da Divina Misericórdia 
CAIXA POSTAL 1016
CEP 17.506.970 
Marília-SP

Telefones
(18) 99723-1993

 Etapas de discernimento vocacional e processo formativo:

-Primeiro contato (conforme descrito acima).

-Visita vocacional:

Tempo para conhecer pessoalmente a comunidade e também aprofundar no discernimento.  Se o chamado tornar-se ainda mais claro para o candidato, em conjunto com os responsáveis, será possível vivenciar o próximo passo. 

- Aspirantado: 

É um período de discernimento do candidato e da comunidade. Nesse tempo o aspirante pode viver internamente o ritmo da comunidade, durante o período de três meses.

- Postulantado: 

Tempo em que o postulante viverá um aprofundamento de sua vocação cristã, discernindo ainda mais o chamando à vida consagrada e contemplativa. O tempo do Postulantado é de aproximadamente um ano.

- Noviciado:

Tempo de maior conversão, e de discernimento da vocação à vida contemplativa no carisma dos Irmãos de Jesus Misericordioso. 

Durante esse tempo o noviço aprofundará suas motivações, e deverá conformar sua vida às exigências radicais do seguimento de Jesus Cristo, preparando-se para a primeira profissão dos votos religiosos.

No início do Noviciado, simbolizando a “nova vida” inaugurada com Cristo, o noviço recebe o hábito religioso, um “novo nome” (nome religioso), e uma nova missão na Igreja, em concordância com o que nos aconselha São Paulo: “Despojai-vos do homem velho e revesti-vos do homem novo criado a imagem e semelhança de Deus.” (Ef. 4,22). Esta etapa tem a duração mínima de um ano (canônico), não podendo se estender por mais de dois anos.

- Profissão temporária dos votos: 

Transcorrido o tempo do Noviciado, estando o Irmão convicto da sua vocação, consciente e livremente, faz pedido de professar publicamente os três conselhos evangélicos (pobreza, obediência, castidade) e um quarto voto (total abandono à vontade de Deus), por um ano, devendo viver ao menos três anos de profissão temporária, antes de pedir a profissão perpétua.

- Profissão perpétua dos votos:

Pela profissão perpétua, o religioso passa a pertencer definitivamente à família religiosa. Continua seu processo de conversão, de amadurecimento e de formação por toda a vida, unido de maneira permanente e estável à Comunidade.

Obs: A duração das etapas formativas pode ser alterada conforme as necessidades.

Requisitos para ingressar no mosteiro:

- Idade: de 18 a 40 anos;
- Estado civil: solteiro;
- Escolaridade: Ensino Médio completo;
- Recepção dos Sacramentos de Iniciação Cristã: Batismo, Confirmação (apresentar certidão atualizada) e Eucaristia;
- Carta de apresentação.

+ JESUS, EU CONFIO EM VÓS! +


Para contato com o ramo apostólico dessa Obra:
Irmãos de Jesus Misericordioso
(Fratelli di Gesù Misericordioso)
http://www.brothersofmercifuljesus.org/
https://www.facebook.com/brothersofmercifuljesus/

Visite-nos

Mosteiro da Divina Misericórdia
Estrada Vicinal Danilo Gonzales
Km 6,7
Marília-SP

Contato

Mosteiro da Divina Misericórdia
Caixa Postal 1016
CEP 17506-970
Marília-SP
Telefone: (18) 99723-1993

Vocacional

Pe. Gabriel, FGMC
vocacionalmisericordia@hotmail.com
(14) 99800-1328